Coordenador : Jussara Francisca de Assis dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389960.2199.348455.24022023
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Programa
Publico Alvo : Discentes de graduação, pós-graduação (Strictu e latu senso), ensino médio; docentes e profissionais das diversas áreas do conhecimento, em especial àquelas/es vinculados às políticas sociais; movimentos sociais e sociedade civil interessados no tema. A estimativa é de atingir ao menos 500 pessoas por ano entre discentes de graduação e discentes de pós-graduação, docentes e técnicos administrativos e colaboradoras/es terceirizados das universidades/instituições envolvidas. Quanto a carga horária estimada do PROIER a expectativa é que seja de 1240h/ano.
Local de atuação: As atividades do Programa serão realizadas em modalidade on-line, pela plataforma Google Meet, bem como nas redes sociais (site, YouTube, Facebook, Instagran, Twitter) e presencial nas instalações da UFF, UFOP e instituições parceiras. Cabe ressaltar que, caso não seja possível realizar as atividades presenciais programadas, será utilizado recursos on-line.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Contribuir para formação, capacitação e intervenção de profissionais que atuam nas diversas áreas das políticas sociais, a partir da luta contra o racismo e da defesa e garantia de direitos humanos emancipatórios, numa perspectiva de totalidade social através da interação dialógica entre a Universidade e demais setores da sociedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Promover o debate, a problematização e a construção de estratégias que possibilitem o enfrentamento do racismo na formação e cotidiano profissional a partir dos conceitos de interdisciplinaridade, interprofissionalidade e interinstitucionalidade; - Problematizar a realidade concreta dos sujeitos a partir das categorias raça/cor, etnia, gênero, classe social, diversidade sexual, território e religiosidade; - Compreender os rebatimentos da particularidade da formação social e histórica do capitalismo dependente brasileiro com ênfase no conceito de racismo estrutural; - Fomentar a discussão acerca das expressões do racismo e seus impactos na vida da população negra brasileira, a partir da colaboração de pesquisadoras/es e profissionais de todo o território nacional; - Criar condições para a confecção de planos de trabalho/intervenção que articulem as dimensões éticas, políticas, operativas, teóricas e metodológicas baseadas em ações e práticas antirracistas; - Impactar a formação profissional de discentes de maneira ética e politicamente comprometida, enriquecendo a experiência de estudantes em termos teóricos e metodológicos de maneira cidadã e socialmente referenciada, no desenvolvimento das ações deste Programa de extensão; - Fortalecer o caráter constitucional da Extensão Universitária, a saber: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; - Promover o diálogo e ações numa perspectiva antirracista entre as unidades da UFF; - Promover o impacto e transformação social a partir da relação com variados setores da sociedade no sentido de aprimorar as políticas sociais e públicas numa perspectiva antirracista.
Resumo
O presente Programa visa contribuir para formação, capacitação e intervenção de profissionais que atuam nas diversas áreas das políticas sociais, a partir da luta contra o racismo, na defesa e garantia de direitos humanos emancipatórios, numa perspectiva de totalidade social através da interação dialógica entre a universidade e demais setores da sociedade. A metodologia buscará atingir os princípios da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão com impactos na formação de estudantes e na transformação social, de forma interinstitucional. As relações étnico-raciais, no Brasil, envolvem a crença na democracia racial. Tal ideia está num terreno de disputas e contradições, já que a população negra (formada por pessoas autodeclaradas pretas e pardas) e indígena encabeça os piores indicadores sociais do país, revelando as condições precárias de vida no âmbito do trabalho, habitação, saúde, educação, assistência social, dentre outras dimensões da vida. Este Programa busca como resultado atingir discentes de graduação, discentes de pós-graduação, docentes e técnicos administrativos, terceirizadas/os, diferentes categorias profissionais e sociedade civil numa perspectiva de totalidade, fazendo-se essencial considerar o caráter social, econômico, político, histórico e cultural interseccionado à dimensão racial. Neste contexto, a formação e a atuação profissional têm papel fundamental na defesa dos direitos humanos e o enfrentamento de todas as formas de preconceito como forma de acesso às políticas sociais. Desta forma a proposta de Programa que aqui se apresenta tem como característica principal seu caráter interinstitucional, interprofissional e interdisciplinar.